Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Receitas de Pão

Receita de Pão de Batata

Malagueta News
Escrito por Malagueta News em 01/23/2024

A receita de pão de batata é uma opção deliciosa e versátil para quem deseja variar o cardápio de pães caseiros. Com uma massa macia e saborosa, esse pão é perfeito para acompanhar um café da manhã ou lanche da tarde. Além disso, a batata confere uma textura única ao pão, deixando-o ainda mais irresistível. Aprenda agora mesmo como preparar essa receita e surpreenda-se com o resultado!

Aprenda a fazer um delicioso pão de batata caseiro

Você já experimentou um pão de batata caseiro? Se não, está perdendo uma delícia! O pão de batata é macio, saboroso e perfeito para acompanhar um café da manhã ou um lanche da tarde. E a melhor parte é que você pode fazer em casa, com ingredientes simples e sem conservantes. Neste artigo, vou compartilhar com você uma receita fácil e infalível de pão de batata.

A primeira coisa que você precisa fazer é cozinhar as batatas. Descasque e corte em pedaços pequenos, depois coloque em uma panela com água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que as batatas estejam macias o suficiente para serem amassadas. Escorra a água e amasse as batatas com um garfo ou um amassador.

Em seguida, em uma tigela grande, misture as batatas amassadas com o açúcar, o sal e o fermento biológico seco. Adicione também o leite morno e misture bem. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau ou com as mãos, até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos.

Agora é hora de sovar a massa. Polvilhe um pouco de farinha em uma superfície limpa e despeje a massa sobre ela. Comece a amassar, dobrando a massa sobre si mesma e empurrando com as palmas das mãos. Sove por cerca de 10 minutos, até que a massa fique elástica e macia.

Depois de sovar a massa, coloque-a de volta na tigela e cubra com um pano limpo. Deixe descansar em um local quente por cerca de 1 hora, ou até que a massa dobre de tamanho. Esse tempo de descanso é importante para que o fermento faça seu trabalho e a massa cresça.

Passado o tempo de descanso, é hora de modelar o pão. Divida a massa em duas partes iguais e modele cada uma em formato de pão. Coloque os pães em uma forma untada com manteiga e farinha, deixando um espaço entre eles para que cresçam. Cubra novamente com o pano e deixe descansar por mais 30 minutos.

Enquanto os pães descansam, preaqueça o forno a 180°C. Após o tempo de descanso, leve os pães ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem dourados por cima. Para ter certeza de que estão assados por dentro, você pode bater na parte de baixo dos pães e ouvir um som oco.

Retire os pães do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Agora é só cortar uma fatia e saborear o seu delicioso pão de batata caseiro. Você pode comer puro, com manteiga, requeijão ou até mesmo fazer sanduíches com ele. Tenho certeza de que você vai adorar!

Então, agora que você sabe como fazer um pão de batata caseiro, que tal colocar a mão na massa e experimentar essa receita? Tenho certeza de que você vai se surpreender com o resultado. E não se preocupe se não ficar perfeito logo de primeira, a prática leva à perfeição. Divirta-se na cozinha e bom apetite!

Receita fácil de pão de batata para iniciantes na cozinha

Receita De Pão De Batata
Você já pensou em fazer pão de batata em casa? Se você é um iniciante na cozinha, pode parecer uma tarefa difícil, mas com a receita certa, você pode fazer um pão delicioso e macio. Neste artigo, vou compartilhar com você uma receita fácil de pão de batata que qualquer pessoa pode fazer.

A primeira coisa que você precisa fazer é reunir os ingredientes necessários. Você vai precisar de 500g de batatas cozidas e amassadas, 1 xícara de leite morno, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de manteiga derretida, 2 ovos, 1 pacote de fermento biológico seco e cerca de 4 xícaras de farinha de trigo.

Comece misturando as batatas amassadas com o leite morno em uma tigela grande. Adicione o açúcar, o sal, a manteiga derretida e os ovos. Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Em seguida, adicione o fermento biológico seco e misture novamente.

Agora é hora de adicionar a farinha de trigo. Comece adicionando cerca de 3 xícaras de farinha e misture bem. Aos poucos, vá adicionando mais farinha até que a massa comece a desgrudar das mãos. Você pode precisar de mais ou menos farinha, dependendo da umidade das batatas.

Quando a massa estiver no ponto certo, transfira-a para uma superfície enfarinhada e comece a sová-la. Sove a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique macia e elástica. Se a massa estiver muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha durante o processo de sova.

Depois de sovar a massa, coloque-a de volta na tigela e cubra com um pano úmido. Deixe a massa descansar em um local quente por cerca de 1 hora, ou até que ela dobre de tamanho.

Enquanto a massa está descansando, pré-aqueça o forno a 180°C. Após o tempo de descanso, retire a massa da tigela e divida-a em duas partes iguais. Modele cada parte em formato de pão e coloque-os em uma forma untada.

Cubra os pães com o pano úmido novamente e deixe descansar por mais 30 minutos. Isso ajudará os pães a crescerem um pouco mais antes de irem ao forno.

Após o tempo de descanso, leve os pães ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem dourados por cima. Para verificar se os pães estão prontos, bata levemente na parte de baixo deles. Se o som for oco, significa que estão assados.

Retire os pães do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformá-los. Agora é só cortar uma fatia e saborear o seu pão de batata caseiro!

Esta receita de pão de batata é perfeita para iniciantes na cozinha, pois é fácil de fazer e não requer muita experiência. Com ingredientes simples e um pouco de paciência, você pode desfrutar de um pão delicioso e macio feito por você mesmo. Experimente esta receita e surpreenda-se com o resultado!

Pão de batata recheado: uma opção irresistível para o lanche

O pão de batata recheado é uma opção irresistível para o lanche. Com uma massa macia e saborosa, combinada com um recheio delicioso, esse pão é perfeito para satisfazer qualquer desejo por um lanche saboroso e reconfortante. Neste artigo, vamos compartilhar uma receita simples e fácil de pão de batata recheado, para que você possa experimentar essa delícia em casa.

Para começar, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 500g de batatas cozidas e amassadas, 1 xícara de leite morno, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de fermento biológico seco, 1/2 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 ovo, 4 xícaras de farinha de trigo e recheio de sua preferência, como queijo, presunto, frango desfiado, entre outros.

Comece preparando a massa do pão. Em uma tigela grande, misture as batatas amassadas, o leite morno, o açúcar, o fermento biológico seco e o sal. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Em seguida, adicione a manteiga derretida e o ovo, e misture novamente.

Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo à mistura, mexendo bem a cada adição. Continue adicionando a farinha até que a massa esteja macia e desgrudando das mãos. Se necessário, adicione mais farinha para atingir a consistência desejada.

Após obter a consistência adequada, cubra a massa com um pano limpo e deixe descansar por cerca de uma hora, ou até que ela dobre de tamanho. Esse tempo de descanso é importante para que a massa cresça e fique mais fofa.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio de sua preferência. Pode ser queijo e presunto, frango desfiado com requeijão, ou qualquer outro ingrediente que você goste. Certifique-se de que o recheio esteja bem temperado e pronto para ser utilizado.

Após o tempo de descanso, divida a massa em pequenas porções e abra cada uma delas com um rolo, formando discos. Coloque uma porção do recheio no centro de cada disco e feche bem, modelando o pão em formato de bola. Certifique-se de que o recheio esteja bem envolvido pela massa, para evitar que vaze durante o cozimento.

Coloque os pães em uma assadeira untada e deixe descansar por mais 15 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

Após o tempo de descanso, leve os pães ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que estejam dourados e firmes. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

O pão de batata recheado é uma opção deliciosa para o lanche, seja para comer em casa ou levar para um piquenique. A massa macia e o recheio saboroso combinam perfeitamente, criando uma explosão de sabores a cada mordida.

Experimente essa receita em casa e surpreenda-se com o resultado. Com certeza, você não vai resistir a essa opção irresistível para o lanche.

Pão de batata integral: uma opção saudável e saborosa

O pão de batata é uma delícia que agrada a todos os paladares. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como acompanhamento para uma refeição, esse pão macio e saboroso é sempre uma ótima escolha. E se você está em busca de uma opção mais saudável, o pão de batata integral é a alternativa perfeita.

Feito com farinha integral, esse pão é rico em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, a batata adiciona um toque especial, deixando a massa mais macia e saborosa. E o melhor de tudo é que é muito fácil de fazer!

Para preparar o pão de batata integral, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 xícara de água morna, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de fermento biológico seco, 1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de óleo vegetal e aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo integral.

Comece dissolvendo o açúcar e o fermento na água morna. Deixe descansar por alguns minutos até que a mistura fique espumosa. Em seguida, adicione o sal, o óleo vegetal e as batatas amassadas. Misture bem.

Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo integral, mexendo com uma colher de pau. Quando a massa estiver pesada demais para mexer com a colher, transfira para uma superfície enfarinhada e comece a sovar com as mãos.

Sove a massa por aproximadamente 10 minutos, adicionando mais farinha se necessário, até que ela fique lisa e elástica. Em seguida, coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com um pano e deixe descansar em um local quente por cerca de 1 hora, ou até que dobre de tamanho.

Após o tempo de descanso, volte a sovar a massa por alguns minutos para retirar o ar. Divida a massa em duas partes e modele os pães do formato desejado. Coloque-os em uma forma untada e deixe descansar novamente por mais 30 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C. Após o segundo descanso, leve os pães ao forno e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que fiquem dourados e façam um som oco quando batidos na parte de baixo.

Retire os pães do forno e deixe esfriar antes de cortar e servir. O pão de batata integral fica delicioso puro, com manteiga ou recheado com queijo e presunto. Você também pode experimentar diferentes variações, adicionando ervas, sementes ou até mesmo frutas secas à massa.

Com essa receita simples e saudável, você pode desfrutar de um pão de batata integral fresquinho e saboroso sempre que quiser. Além de ser uma opção mais nutritiva, esse pão também é uma ótima maneira de incluir mais fibras na sua alimentação. Então, não perca tempo e experimente essa delícia hoje mesmo!

Perguntas e respostas

1. Qual é a receita de pão de batata?

Ingredientes:
– 500g de batatas cozidas e amassadas
– 1 xícara de leite morno
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de sopa de sal
– 2 ovos
– 1/2 xícara de óleo
– 1 sachê de fermento biológico seco
– Aproximadamente 1kg de farinha de trigo

Modo de preparo:
1. Em uma tigela grande, misture as batatas amassadas, o leite morno, o açúcar, o sal, os ovos e o óleo.
2. Adicione o fermento biológico seco e misture bem.
3. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos.
4. Sove a massa por cerca de 10 minutos, até que fique lisa e elástica.
5. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
6. Divida a massa em pequenas porções e modele os pães.
7. Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles.
8. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos.
9. Preaqueça o forno a 180°C.
10. Leve os pães ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem.
11. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.

2. Quais são os ingredientes para fazer pão de batata?

– 500g de batatas cozidas e amassadas
– 1 xícara de leite morno
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de sopa de sal
– 2 ovos
– 1/2 xícara de óleo
– 1 sachê de fermento biológico seco
– Aproximadamente 1kg de farinha de trigo

3. Como preparar pão de batata?

– Misture as batatas amassadas, o leite morno, o açúcar, o sal, os ovos e o óleo em uma tigela grande.
– Adicione o fermento biológico seco e misture bem.
– Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos.
– Sove a massa por cerca de 10 minutos, até que fique lisa e elástica.
– Cubra a massa e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
– Divida a massa em pequenas porções e modele os pães.
– Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles.
– Cubra novamente e deixe descansar por mais 30 minutos.
– Preaqueça o forno a 180°C.
– Leve os pães ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem.
– Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.

4. Quanto tempo leva para assar o pão de batata?

O pão de batata geralmente leva cerca de 30 minutos para assar em um forno preaquecido a 180°C.A receita de pão de batata é uma opção deliciosa e versátil para quem gosta de pães caseiros. Com uma massa macia e saborosa, o pão de batata pode ser servido no café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo como acompanhamento em refeições. A combinação da batata com os demais ingredientes resulta em um pão com uma textura única e um sabor irresistível. Experimente essa receita e surpreenda-se com o resultado!